top of page

Cristiano Arrais 

Universidade Federal de Goiás

cpaarrais@gmail.com

Palabras clave: Teoría de la historia ; Metodología de la historia

Doutorado em História, 2008 

2015 - Atual

PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAFP-BA "Diversidade de Culturas: estudos comparativos Brasil - Argentina"

 

Descrição: O referido projeto fundamenta-se, ao mesmo tempo, na perspectiva multidicisplinar e na dimensão comparativa dos estudos sociais. A ênfase multidisciplinar é evidenciada pela diversidade de áreas de atuação das duas instituições e ao mesmo tempo, na concentração temática das pesquisas realizadas pelos seus docentes. Isso ocorre na medida em que as pesquisas realizadas em ambas as instituições estão inscritas num espectro preciso dos estudos sociais que enfatiza a dimensão sociocultural de eventos e processos históricos. Quanto à dimensão comparativa, a mesma é inerente aos estudos que tomam como centro de atenção as interações entre a realidade local e global em suas diferentes escalas de análise. Por meio da comparação é possível identificar semelhanças e diferenças entre dois padrões de desenvolvimento histórico de unidades culturais diversas, fortalecendo a necessidade de valorização das culturas locais e, ao mesmo tempo, revelando possibilidades e alternativas para soluções de problemas a partir da observação de realidades distintas.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) . 

Integrantes: Cristiano Alencar Arrais - Coordenador / Eugênio Rezende de Carvalho - Integrante / Fabiana de Souza Fredrigo - Integrante / Libertad Bittencourt - Integrante / Noé Freire Sandes - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.

2013 - Atual

História, memória e historiografia no século XIX

 

Descrição: A historiografia goiana, enquanto representação do passado, herdou uma percepção decadentista oriunda da crise da mineração que acabou por elidir a noção de experiência dos sujeitos envolvidos no enfrentamento do seu próprio tempo. Tal percepção era própria da historiografia brasileira oitocentista que procurava retirar a inteligibilidade reinante na sociedade colonial, redefinindo o sentido da relação entre os súditos e a coroa portuguesa. A partir daquele momento, o passado foi percebido por um viés negativo, realçando, apenas, a ação predatória da metrópole na exploração do território goiano. Esse mesmo expediente delineou a inteligibilidade da região. Diante dessa percepção, no âmbito da memória e da história regional, o projeto de pesquisa ora apresentado objetiva: a)Examinar as representações escriturárias (de historiadores e memorialistas) produzidas após a proclamação da república. b) Localizar, identificar e analisar os vestígios deixados pela sociedade setecentista em Goiás. Pretende-se, neste caso, avançar sobre o exame de vestígios que são praticamente desconhecidos pela historiografia goiana e na reclassificação da experiência colonial goiana. c) Relacionar a ordenação das representações regionais com a formação de uma tradição de escrita da história nacional oitocentista. d) Analisar a negociação entre memória e história na elaboração de uma escrita histórica republicana especialmente no âmbito regional. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 

bottom of page